A gente bem sabe: casamento é tempo de flores, amores e muita (!) ansiedade. Mas nem por isso vale ficar falando o que bem entender aos noivos, viu?! Leia as dicas e se torne o melhor amigo dos que estão a caminho do altar.

Eu ainda não casei, mas já acompanhei a fase pré-casamento de algumas amigas e familiares. Por essa razão, resolvi listar uma série de coisas que NÃO devem ser ditas para uma noiva ou um noivo antes, durante ou depois do casamento (para que a noiva não vire uma verdadeira bridezilla e para que o noivo não vire um groomster).

Obs.: Você, que é noivo ou noiva e se identificou com o post ou sentiu a necessidade de passar adiante para que aquela pessoa inconveniente tenha acesso à lista, tenho mais uma dica… Compartilha no facebook, no instagram e em todas as redes sociais possíveis. O recado será dado! Tenho certeza. Se você foi recentemente convidado para um casamento, por favor, tome isso com uma leitura quase que obrigatória!

1. “Nossa, você vai casar?! Já estou na lista de convidados, não é?” – Nunca, em hipótese alguma, diga algo assim. Os noivos já estão pressionados o suficiente quanto a lista de convidados e tenha certeza: se você for um amigo que mereça estar na lista, lá estará. E nada de ficar chateado (a) se não estiver, ok? O casamento é um momento de vários outros que o casal viverá, por isso, não se afobe! Comemore junto com os noivos o evento, mas não force o convite. Muitas vezes, você nem sabe como será a festa ou a cerimônia, não sabe como está a situação financeira dos noivos ou simplesmente não sabe os motivos que levaram os noivos a não te convidarem. O momento é deles: deixe que eles curtam tudo da maneira deles.

coisas que não devem ser ditas aos noivos

2. “Hoje tem!” – Por favor, se você é, ou não, amigo íntimo da noiva, evite essa frase. Quem é você na ordem do dia para especular sobre a vida sexual dos noivos? Apenas solte essas brincadeirinhas quando os noivos derem total liberdade para isso.

3. “Agora só falta o bebê!” – Não, não falta um bebê… Famílias são feitas de amor e, acreditem ou não, uma família já pode ser feita apenas por um casal. Não pressione os planos dos recém- casados. Os coitados já foram pressionados demais lá na fase da lista, da escolha do buffet e de todo o resto dos preparativos.

coisas que não devem ser ditas aos noivos

4. “Nossa amiga, você deu uma engordadinha, hein?” – Não vou me estender muito nesse tópico, só dou um conselho: cuidado, noivas podem virar bridezillas rapidinho!

coisas que não devem ser ditas aos noivos

5. “Recebi o convite apenas no meu nome, mas posso levar meu namorado, tio, sobrinho, pai, mãe e papagaio?” – A lista está feita – e é o seu nome que está nela. Não seja o cara que irá fazer os noivos repensarem a lista inteira só porque alguém decidiu levar a família toda no casório. Uma pessoa = mais estresse e mais comida no buffet (é sério).

6. “Achei que você ia contratar um DJ, e não uma banda… A festa fica meio apagada assim” – A festa não está do jeito que você imaginava? Contenha a língua! Não vá plantar a sementinha da discórdia nesse assunto. A festa pode estar sendo exatamente como os noivos imaginaram – e é isso que realmente importa. Obs.: mesmo que não seja como os noivos imaginam, não faça terrorismo! Comporte-se, a festa não é sua.

coisas que não devem ser ditas aos noivos

7. “Vou ser a madrinha do casamento de vocês, né? Já estou até escolhendo o vestido” – Não seja essa pessoa. Nunca. Por mais despretensiosa que seja a pergunta, vai deixar os noivos constrangidos caso você não estivesse na lista de madrinhas e padrinhos. Se você já era o escolhido, será chamado. Acalme-se!

8. “Você está nervosa?! Você está nervosa? Você está ner-vo-sa?” – OK, eu sei: você só quer oferecer apoio à noiva – e isso é lindo, de verdade… Mas saiba o momento de parar. Como já foi dito aqui, noivas são vulneráveis no processo de transformação para “bridezilla”.

coisas que não devem ser ditas aos noivos

9. “Vocês casaram depois de ficarem muito tempo namorando. Agora nem vai ter mais graça” – É sério? Em qual mundo um casamento perde a graça baseado no tempo de namoro? Casamento, minha gente, sempre tem graça. <3

coisas que não devem ser ditas aos noivos

10. Finalmente, uma dica para as noivas: NÃO se preocupem com comentários assim. Ok, é difícil. Ok, pode parecer impossível… Mas vou bater na tecla novamente: o casamento pertence a você e ao seu noivo. Incluir amigos e familiares faz parte de uma tradição, o que não quer dizer que vocês precisam agradar a todos. Divirtam-se. Aproveitem a noite. Comam as opções do menu que escolherem. Dancem loucamente na pista. Tirem fotos dos detalhes. Se divirtam com os convidados. O dia é de vocês e para vocês. <3

coisas que não devem ser ditas aos noivos

E aí, gostaram das dicas?! Dizem por aí que quem compartilhar terá menos estresses na caminhada pré-casamento, hein? 😉

Adendo:

Devido ao grande número de noivas e noivos desesperados por já ouvirem as frases acima com certa frequência, chegaram sugestões para outras que também deveriam ser proibidas. Então, vamos lá…

11. “Mas já vão casar?!” – Gente, por favor… Não sejam as pessoas que irão deixar os noivos desconcertados apenas porque eles decidiram casar sem seguir o protocolo anos de namoro + anos de noivado. Como disse a nossa querida leitora Sulen Monalisy Ferri, “não importa o tempo que o casal esta namorando, a decisão de casar não é com base em anos juntos e sim no sentimento deles, na decisão de ficarem juntos para sempre, e disso quem sabe é só eles!”. Entenderam o recado?!

coisas que não devem ser ditas aos noivos

12. “Já vão casar?! Mas ela tá grávida?”- Seguindo a linha dos noivos que não seguem o protocolo anos de namoro + anos de noivado, lá vem a dúvida que parece perseguir alguns convidados: será que a noiva está grávida?! Lembrem-se: a vida é dos noivos e eles estão te convidando para o casamento porque confiam e gostam de você – o que não necessariamente significa que eles devem alguma explicação para você. Se a noiva estiver, ou não, grávida, não é o casamento que está em pauta agora?! Oxe! Respeitem isso! 😉

coisas que não devem ser ditas aos noivos

Gifs via Buzzfeed.

Diga-Nos O Que Você Acha
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

5 Comentários

  • Junior José Jacobs Maximus
    Postado 19 de junho de 2015 16:20 0Gosta de

    Adorei o post Camila! 🙂 Muito educativo e os gifs estão impagáveis! kkkk

    • Camila Agner
      Postado 19 de junho de 2015 16:26 0Gosta de

      O post foi baseado em dramas reais! hahah E sobre os gifs… Já vejo noivas se identificando com eles! 😡 kk

  • Suelen Monalisy C. Ferri
    Postado 20 de junho de 2015 15:02 0Gosta de

    Ótimo post, já compartilhei, espero que alguns conhecidos meus leiam haha. Eu adicionaria um item ainda:não venha com frases desagradáveis do tipo “Mas jáaa?? Vocês estão a tão pouco tempo juntos, nem se conhecem bem”. Não importa o tempo que o casal esta namorando, a decisão de casar não é com base em anos juntos e sim no sentimento deles, na decisão de ficarem juntos para sempre, e disso quem sabe é só eles! 😉

    • Junior José Jacobs Maximus
      Postado 20 de junho de 2015 15:51 0Gosta de

      Suelen, achei super válida a sua sugestão, acredito até que a Camila poderia fazer adendo no post com base nessa dica! Obrigado por participar da discussão.

    • Camila Agner
      Postado 22 de junho de 2015 14:39 0Gosta de

      Poxa! Esqueci desse haha Vou acrescentar no post, afinal, já ouvi muuuuita gente dizendo isso por aí… Vai que a mensagem chega nas pessoas certas, não é? kk

Deixe um comentário