Vestido de noiva sob medida: tire suas dúvidas!

Antes mesmo de você ser pedida em casamento, eu bem sei que o modelo do seu vestido já estava escolhido e salvo em alguma pastinha bem protegida no seu celular ou computador. Pode confessar! Todas nós que sonhamos em subir ao altar, sonhamos primeiro com nosso vestido de noiva. E essa é (com certeza!) a melhor parte dos preparativos do grande dia! Mas aí, quando seu príncipe encantado realmente chega e, de repente, seu casamento tem data, horário e local para acontecer, bate aquela insegurança: será que eu vou encontrar o meu vestido dos sonhos? É nesta hora que muitas noivas acabam optando por procurar uma costureira e fazer o vestido sob medida!

Nossa equipe aproveitou o jantar que a Maximus Atelier ofereceu em comemoração ao Dia da Costureira na última terça-feira (22) para tirar todas as dúvidas que as noivinhas têm na hora de confeccionar o vestido! Conversamos com três experts no assunto: Cirlei Hirose, Cissa Gardasz e Vera Lucia Marchetti!

DSC07881

1. Com quanto tempo de antecedência a noiva precisa escolher o modelo do vestido e procurar a costureira?

Cirlei: Olha, vai depender muito… Se ela for muito indecisa é bom procurar com um ano de antecedência, agora se ela for mais despojada, mais tranquila, uns dois ou três meses dá tempo! Claro que também depende da estilista que ela escolher e da época do ano. Os meses de novembro a março são os mais puxados por conta das formaturas. Se a noiva é indecisa, indico que vá até o ateliê da costureira antes disso!

2. E se a noiva ainda não tem um modelo escolhido, a costureira pode desenhar um modelo pra ela?

Cirlei: Claro! É a costureira quem ajuda, estuda o biótipo, conversa muito com ela… E eu sempre falo: precisa de muita conversa! Precisa perguntar o que ela gosta, onde ela gosta de ir, se gosta do corpo dela. Tudo isso influencia no que ela quer usar no casamento, então a designer tem esse feeling de descobrir.

3. Quem decide quais tecidos usar no vestido: a noiva ou a costureira? 

Cirlei: Na verdade, as duas. Quando a noiva não entende muito de tecidos, é importante que a costureira vá junto para não deixar, por exemplo, que ela compre um tecido oxford ou tricoline! Ela tem que usar um tecido fino, um cetim italiano, uma zibeline de seda, um tafetá de seda… Aí vai depender do tipo físico dela e de quanto ela quer investir.

4. Então, na hora de comprar o tecido, a noiva não pode ir sozinha?

Cissa: Geralmente eu vou com ela. Até porque o tecido em si, as rendas e os bordados ela deve escolher, mas eu gosto de dar duas ou três opções que realmente combinam com o vestido que ela quer e aí ela escolhe a partir disso.

5. Quantas provas precisam ser realizadas e de quanto em quanto tempo a noiva deve voltar ao atelier?

Cissa: A maioria faz três provas e é suficiente. A frequência das provas vai depender do tempo que a costureira tem para finalizar o vestido. Se ela tem só dois meses, por exemplo, é provável que a noiva precise ir ao ateliê toda semana! Mas se o prazo é um ano, ela pode ir a cada dois ou três meses.

6. Como vou saber se o corte que eu escolhi vai favorecer o meu corpo?

Cissa: Eu sempre peço para a noiva provar outros vestidos parecidos com o modelo que ela escolheu pra realmente perceber se vai ficar bom! Porque se ela só vem com a foto ou desenho do vestido, ela não tem como saber se vai gostar dele no corpo. É só provando pra ter certeza!

7. E se a noiva engordar (muito!) ao longo do processo?

Cissa: Geralmente, eu deixo tecido “sobrando” pra poder soltar e só nas últimas provas é que vou deixando mais certinho. Chego a deixar até 10 cm por dentro.

8. E se a noiva emagrecer demais?

Vera Lucia: Aí a gente acerta na prova final! Ao longo das provas a gente vai sentindo se deu muita diferença de peso, e na última prova dá tempo de consertar.

9. A prova final do vestido deve ser realizada quanto tempo antes do casamento?

Vera Lucia: Tem gente que faz 15 dias antes, mas pode fazer na última semana também, não tem problema.

10. É recomendado levar mães e madrinhas para acompanharem as provas?

Vera Lucia: Eu não recomendo. Acho que é algo muito pessoal da noiva e a maioria gosta de fazer um suspense e guardar segredo! As minhas noivas não costumam levar ninguém. Se elas ficam com alguma dúvida, são elas mesmas que resolvem.

PERGUNTA EXTRA!

11. Qual foi o tempo recorde de vocês na confecção de um vestido de noiva?

Cirlei: 45 dias.
Cissa: 25 dias.
Vera Lucia: 15 dias!

UAL! Tá vendo? Se falta menos de 1 mês para o seu casamento e o vestido ainda é um dilema, corra até sua costureira preferida que ainda dá tempo de resolver essa situação 😉

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários pra gente! Quem sabe não rola uma segunda edição deste post, hein! Beijos!

Diga-Nos O Que Você Acha
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

0 Comentário

Deixe um comentário