Como comprar um imóvel sem ter dores de cabeça?

Comprar o primeiro imóvel não é tarefa fácil. Por ser um bem de valor alto, é preciso muito planejamento para que o negócio se torne viável.

É necessário estudar e escolher a melhor opção para a localização, tipo de imóvel (casa ou apartamento), se será novo ou usado, o número de quartos e garagens e a metragem. Sim! São muitos itens – e, acredite: na hora da compra, a lista de coisas a serem analisadas só aumenta.

Por isso, o Willian Menoncin, da Imobiliária Panorama, deu algumas dicas para tornar a compra do primeiro imóvel em algo memorável.

“Tratando-se do primeiro imóvel, considere comprar um menor e mais barato. O primeiro imóvel não é necessariamente definitivo. O importante é ter um bem que tende a valorizar para te possibilitar no futuro chegar ao ‘imóvel dos sonhos’”, pontua Willian.

Segundo ele, tudo deve ser considerado: carreira, vida pessoal, orçamento… Com esses pontos considerados, ficará mais fácil dar um passo sem comprometer a vida financeira do casal.

Localização é o começo da tarefa

Escolher um local para morar é o ponto de partida para a procura de um imóvel. A região escolhida deve atender às suas necessidades e, eventualmente, as da sua família. “Para quem mora nos grandes centros urbanos, é preciso analisar com muito cuidado o acesso ao trabalho, tanto em termos de alternativas de transportes disponíveis, como em termos de tempo exigido”, observa.

Também é importante verificar o que há por perto: supermercados, farmácias, bancos, comércio e serviços. Tudo isso facilita a ida a esses lugares de maneira mais rápida.

“Algumas localidades são excelentes em termos de lazer, pois estão próximas de parques e shoppings, mas é preciso usar o carro para chegar aos demais lugares. Não pense só em quem dirige, um dia você pode ter empregados domésticos, ou filhos, que não contarão com esta comodidade”, pondera.

Novo ou usado?

Em termos financeiros, um imóvel usado costuma ser mais viável. Algo que é novo sempre será mais caro. “Lógico que se tem o prazer de morar onde ninguém nunca morou, em um imóvel mais moderno, com condomínio mais barato, mas é mais caro e tem depreciação maior”, aponta.

Vale a pena usar o FGTS

Você já deve ter se deparado com alguns casais que utilizam o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para quitar um imóvel ou simplesmente para dar entrada em um. Esse benefício é um direito de todo trabalhador com carteira assinada. Mensalmente, o empregador deposita em uma conta o equivalente a 8% do salário bruto do funcionário. Só é possível receber o benefício em algumas situações específicas, dentre elas a compra de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional. Segundo Willian, usar o FGTS pode ser uma boa saída no investimento.

“Vale a pena usar, pois é um benefício exclusivo para quem não possui nenhum outro imóvel no nome. É um grande artifício porque este dinheiro está rendendo pouco”, esclarece.

Alugar não é tão ruim assim!

Uma alternativa seria continuar alugando por mais algum tempo, ou procurar um imóvel de menor valor, mas que seja bem localizado, o que reduziria o valor financiado. “Os gastos não acabam na compra. Além das taxas e impostos associados com o processo de aquisição do imóvel, é preciso levar em consideração os gastos mensais com manutenção, seguro, IPTU, condomínio, etc. Ainda que, ao concederem empréstimos, os bancos façam uma análise de comprometimento da renda, cabe a você fazer as suas próprias contas e verificar suas possibilidades”, aconselha Willian.

O conselho definitivo é colocar na ponta do lápis todos os gastos e analisar tudo previamente. “Caso mais do que metade do seu orçamento esteja comprometida com prestações de financiamentos, reveja suas prioridades. O mesmo vale para os gastos totais com o imóvel – que incluem a prestação, e os demais gastos – e que não devem superar 35-40% do seu orçamento mensal. Quando isso acontece é sinal de que a sua casa não cabe no seu bolso e que pode ser melhor esperar um pouco mais para evitar apuros financeiros”, esclarece.

como comprar um imóvel?

Imobiliária Panorama | Avenida Maripá, 4707 | Toledo – PR | (45) 3252-2791 | Site: www.imobiliariapanorama.com.br

Diga-Nos O Que Você Acha
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

0 Comentário

Deixe um comentário