Edu Freire é fotógrafo e contador de histórias. Em cada fotografia, ele conta uma história – e a maioria delas envolve o amor. Conhecido pelos trabalhos e prêmios com as fotografias de casamento, Edu Freire não apenas conta histórias de amor, como também as vive diariamente, afinal, é a sua esposa quem fotografa junto com ele.

Num ambiente onde o amor reina, é claro que o reconhecimento pelo trabalho vem em peso. Neste ano, Edu Freire foi premiado na categoria “Cerimônia” no prêmio 2015 Q1 Photography Contest, organizado pela WPJA (The Wedding Photojournalist Association).

Entre os oito fotógrafos brasileiros premiados em 2015, Edu Freire admite: não existe segredo para o clique perfeito, desses que rendem não apenas um prêmio, mas também a alegria dos personagens fotografados. “O fotógrafo precisa sempre estar preparado para o clique, ele sempre precisa ser certeiro e perfeito, claro que nem sempre isso é possível, mas a atenção deve estar em dia para que momentos como esses sejam capturados de forma perfeita. A câmera é uma extensão do nosso corpo e ela tem que estar sempre pronta para as mais diversas situações. Momentos como esses não se repetem e por isso é preciso estar sempre atento”, pontua.

Segundo ele, o clique que rendeu a 5ª foto de sua autoria premiada pela WPJA surgiu, como sempre, da paciência. Sabe essa história de fotógrafo correndo pra lá e pra cá tentando fotografar freneticamente cada segundo do evento? Balela. É preciso ter calma, cautela e, é claro, a companhia de uma assistente. “Na fotografia de casamento é importante termos alguém que nos de suporte nas fotografias e nesse caso, eu tenho a melhor assistente do mundo (minha esposa) que sempre está atenta ao que está acontecendo e me permite ficar mais livre para fotografar aquilo que vejo durante o casamento”, relata.

Edu Freire e Esposa
Edu Freire e Esposa

A foto premiada foi tirada assim, no susto. Edu, ao se preparar para tirar uma foto da igreja para registrar a decoração e o lugar, se deparou com espelhos e, acreditem, quase sempre eles rendem boas fotos. Analisando e calculando como poderia fazer uma foto bacana, ele percebeu que uma das daminhas bocejava e, na mesma hora, registrou o momento mostrando não apenas a daminha, mas também os noivos e parte da igreja.

Para ele, no entanto, o prêmio é sim um grande reconhecimento, mas existe outra coisa que vale ainda mais que isso. “É sempre muito bom ser reconhecido, ainda mais se tratando de uma associação de grande prestígio internacional. A sensação é indescritível. Mas o nosso objetivo é sempre dar para o casal imagens que contem como foi o dia deles e o nosso maior prêmio é a satisfação do nosso cliente, ver a emoção deles ao receber fotos/álbuns do casamento… Isso não tem dinheiro que pague”, conta Edu.

E já que é um verdadeiro expert em fotografias de casamento, é claro que não poderia faltar a pergunta: qual a dica dele para as noivas e noivos que estão a procura de um profissional que irá fotografar o casamento deles? “É importante que a noiva se identifique com o fotógrafo que ela está contratando. Ele é o grande responsável por registrar esse momento e contar para as pessoas como foi aquele dia. Um fotógrafo atento aos detalhes, não só aos noivos, tem grandes chances de retratar os melhores momentos de um casamento e entregar um álbum repleto de emoções, uma vez que no calor do momento e no misto de emoções, os noivos nem sempre observam tudo que está acontecendo no dia”, aconselha.

Edu Freire| Facebook | Site oficial | 

 

Diga-Nos O Que Você Acha
0Like0Love0Haha0Wow0Sad0Angry

1 Comentário

  • Junior José Jacobs Maximus
    Postado 24 de junho de 2015 14:16 0Gosta de

    O Edu é realmente um grande profissional, conheço a história dele desde o começo, desde os momentos de reticência, quando ele ainda se perguntava se deveria ou não largar a carreira de publicitário, para se dedicar exclusivamente a fotografia de casamento. É um orgulho para a nossa cidade e para nossa região, ter profissionais desse gabarito, sendo reconhecidos em concursos internacionais. =]

Deixe um comentário